6 de nov. de 2012

Plágio? O que é isso?



Para iniciarmos nossa discussão sobre o assunto, vamos assistir ao vídeo exibido em 01/06/2011 pela TV OPOVO que discute PLÁGIO em trabalhos acadêmicos.




Como vimos no vídeo acima, segundo o Dr. Ricardo Bacelar, advogado especialista em direito autoral, o plágio tem duas principais características: a primeira, o plagiador se coloca na posição de autor intelectual da obra; a segunda, o plagiador tenta disfarçar a cópia.

O plágio é crime? Você tem dúvidas?  Então, assista ao vídeo CRIME PLÁGIO.





Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, pode recorrer à cartilha Nem tudo que parece é: Entenda o que é plágio, lançada pela Universidade Federal Fluminense que esclarece ao aluno esse assunto tão presente no ambiente acadêmico.

Veja também a  Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais.

Agora, queremos a sua participação.  
Na sua opinião, como devemos coibir o plágio? 
Deixe o seu comentário.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

TV OPOVO. Plágio em Trabalhos Acadêmicos - Grande Debate. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=x8UrA1fX754. Acesso em 06 de novembro de 2012.
Lei 9.610/98.Disponível em: http://www.cultura.gov.br/consultadireitoautoral/wp-content/uploads/2010/06/Lei9610_Consolidada_Consulta_Publica.pdf. Acesso em 06 de novembro de 2012.

JORNAL DA JUSTIÇA. Crime Plágio. Disponível em: http://www.youtube.com/embed/ul9ovYzLN6s" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>. Acesso em 7 de novembro de 2012.

Disponível em: http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf. Acesso em 06 de novembro de 2012.

2 de nov. de 2012

Aprendizagem Colaborativa?




Vivemos em um novo paradigma educacional em que "... as pessoas precisam estar preparadas para aprender ao longo da vida, podendo intervir, adaptar-se e criar novos cenários; a visão de fragmentação e divisão vem sendo superada pelo paradigma da sociedade do conhecimento, propondo a totalidade, reassumindo o todo. " (LOPES et all., 2012).

As ferramentas do ciberespaço, como os blogs e as redes sociais, facilitam as interações entre as pessoas e viabilizam a aprendizagem colaborativa.  Assim, com o uso do computador, o processo ensino-aprendizagem pode favorecer a construção do conhecimento através da aprendizagem colaborativa. 

De acordo com Dillenbeourg (1999), a aprendizagem colaborativa é uma abordagem metodológica que busca promover a elaboração de novos conhecimentos por meio da interação e do engajamento mútuo entre pessoas numa determinada situação, compartilhando objetivos em comum.  Segundo Pallot e Pratt (2002), uma atitude colaborativa facilita o desenvolvimento da aprendizagem e produz um conhecimento mais profundo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DILLENBOURG, P. "What do you mean by collaborative learning?" In P. Dillenbourg (Ed). Collaborativelearning: conective and computacional approaches, Oxford, Elsevier, 1999, p. 1-19.
LOPES, M. C. L. P.;  NEWMAN, B. A.;  SAVAGO, B. M. "Autonomia em contextos Educacionais diferenciados: presencial e virtual." http://site.unitau.br/scripts/prppg/humanas/download/autonomiacontextos-N1-2003.pdf. Acessado em 02 de novembro de 2012.
PALLOFF, R. M.; PRATT,K.  Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes par a sala de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002.